ACERG

Associação de Criadores de Equinos da Raça Garrana

Padrão da Raça

Síntese do padrão da raça garrana (homologado em 30 de Novembro de 1993).

TIPO - Perfil recto, por vezes côncavo. Animais de corpo atarracado, pernicurtos, de sólida constituição óssea. O seu peso rondará os 150 quilos.

ALTURA - Medida ao garrote, nos animais adultos <1,35 m. Altura recomendável: 1,23 m.

PELAGEM - Castanha comum, podendo tender para o escuro; quase sempre sem sinais. Mais clara no focinho puxando para o bocalvo, por vezes também mais clara no ventre e nos membros. Topete farto. Crinas pretas tombando para ambos os lados. Cauda também preta, com borla de pelos encrespados na raiz.

CABEÇA - Fina mas vigorosa e máscula. Nos machos é grande em relação ao corpo, proporcionalmente maior que nos cavalos. Perfil recto, por vezes côncavo. O crânio insere-se sempre na face com grande inclinação, de forma a que a parte superior da fronte é convexa de perfil; a crista occipital é pouco saliente em relação aos côndilos. Órbitas salientes sobre a fronte transversalmente planas. Os olhos são redondos e expressivos. Narinas largas. Orelhas médias. Os dentes são característicos. As ganachas são fortes e musculosas.

PESCOÇO - Bem dirigido e musculoso, mas curto e grosso, especialmente nos garanhões.

GARROTE - Baixo e pouco destacado.

DORSO - Recto e curto.

PEITORAL - Amplo.

COSTADO - Costelas geralmente chatas e verticais.

GARUPA - De ancas saídas, é forte, larga, tendente para o horizontal.

ESPÁDUA - Vertical e curta.

MEMBROS - Aprumados, curtos mas grossos. Fortes, de quartelas direitas, vestidas de pêlo grosso. Cascos cilíndricos.

ANDAMENTOS - Geralmente fáceis, rápidos, de pequena amplitude mas altos. Nos caminhos de montanha são firmes a subir e a descer e cuidadosos com as pedras e os obstáculos das estradas acidentadas. Facilmente ensinados a andar em passo travado e andadura.

TEMPERAMENTO - Caracter dócil. O macho inteiro tem muita vivacidade mas, após o desbaste, torna-se tolerante no trabalho e manso. É um cavalo de fundo, resistente, sóbrio e fácil de ensinar.

APTIDÃO - Cavalo de sela, transporte de carga e tração, com especial aptidão para caminhos de montanha, trabalhos agrícolas e atrelagem.

Os andamentos dos Garranos são característicos. O passo travado, designado pelos romanos como numeratim (números contados), é intermediário entre o passo e o trote, ouvindo-se quatro batidas, muito precipitadas e aproximadas por fases diagonais; os movimentos fazem-se com grande rapidez mas, como as oscilações verticais do centro de gravidade são fracas, as reações são suaves. A andadura, designado pelos romanos como molliter incedere (andar suavemente), caracteriza-se pelas associações dos membros laterais que se levantam e pousam ao mesmo tempo, fazendo-se ouvir duas batidas em cada passada; como a base de sustentação passa alternadamente de um bípede lateral para outro, o cavalo move-se na horizontal e o cavaleiro é embalado confortavelmente. Este tipo de passo é erradamente chamando de passo travado.